• (62) 981508803

BLOG

Por que é tão importante ter um site responsivo?

Apenas no Brasil, durante o ano de 2013, o número de acessos à internet através de dispositivos móveis como smartphones e tablets aumentou em 93%, sendo que apenas na década de 2010 é que as pessoas diminuíram seu ritmo de compra de computadores fixos, os chamados PCs. Sabe o que toda essa informação significa? Que hoje em dia é praticamente indispensável que uma empresa que pretende ter negócios efetivos e agradar seus clientes em todos os meios precisa ter um site responsivo, ou seja, um site que se adapta para de acordo com o meio de acesso, como computador, tablet ou smartphone.

Se a sua empresa ainda não utiliza tal tecnologia, melhor se apressar. Mas, mesmo ainda não tendo um site responsivo, você pode ter uma excelente oportunidade, já que agora as empresas estão com mais experiência na construção de sites responsivos, o que pode ajudar você a construir um site melhor e mais completo.

Para facilitar um pouco mais a sua vida, preparamos este artigo sobre site responsivo que irá tirar muitas dúvidas e, no mínimo, te colocar no caminho certo sobre como o seu site responsivo deve ser construído para ter o máximo de efetividade com o mínimo de custo.

Ah… os custos de um site responsivo

Lá pelos idos anos de 2006/2007, quando os sites responsivos começaram a surgir, muitas empresas se interessaram por eles. Infelizmente, naquele período esta era uma tecnologia extremamente cara, chegando em alguns casos a valores até três vezes maiores que um site comum. Principalmente nos casos de empresas com e-commerce, os sites responsivos eram uma realidade tão distante que chegava a ser piada quando uma empresa de web oferecia tal tecnologia para clientes pequenos.

Com essa má fama, os sites responsivos passaram a ser percebidos como uma tecnologia cara, fora da realidade para a maioria dos clientes. Essa realidade nos acompanhou de maneira tão forte que até hoje muitas pessoas consideram um site responsivo algo totalmente fora de suas realidades dados os custos de sua produção.

Acontece que os tempos mudaram e, hoje em dia, utilizamos muito mais uma nova tecnologia chamada aplicativos. Com os aplicativos, a lógica de programação de um site responsivo ficou mais simples, e os custos, é claro, acompanharam esse decréscimo. Se lá em 2007 nem empresas como Amazon e eBay queriam ter um site responsivo, hoje em dia até pizza já é possível você pedir pelo celular sem utilizar necessariamente um aplicativo da pizzaria.

Os custos para você ter um site responsivo estão muito mais acessíveis e, embora hoje ele continue um pouco mais caro que um site formato padrão, ele se tornou sim uma realidade totalmente viável para qualquer empresa que entenda a necessidade de estar presente cada vez mais no acesso móvel. É claro que não conseguimos falar o valor exato de um site responsivo pois isso varia de empresa para empresa, mas, em média, ele custa entre 20 e 30% a mais que um site comum.

E não esqueça dos aplicativos

Um outro caminho que é importante para quem está no mundo da web móvel são os aplicativos. Basicamente, se você tem um aplicativo para Android e iOS, você atende a 76% do mercado. Se o aplicativo se adaptar para Windows Mobile e Blackberry também, são 98% das pessoas com celulares e smartphones.

Em muitos casos, criar um aplicativo é até mais interessante do que criar um site responsivo. É claro que a maioria das grandes empresas têm os dois, principalmente porque este é o melhor caminho para estar o tempo todo com os clientes, mas se o seu objetivo é ter fidelidade dele, o ideal mesmo é manter um aplicativo com seus serviços.

Existe um detalhe importante no caso de você utilizar um aplicativo: se a tendência é que 2015 esta tecnologia cresça ainda mais do que os sites responsivos, para empresas que dependem de alta encriptação e certificados de segurança, ela ainda pode ser cara. Mas que fique claro que isso são exceções. No caso de bancos por exemplo, onde a segurança e a acessibilidade são indispensáveis, um aplicativo pode ter um custo absurdamente alto, embora mesmo para o e-commerce já existam tecnologias de vendas por aplicativos que são mais acessíveis.

Curtir isso:

Deseja saber TUDO sobre

WordPress?

Assine nossa newsletter e receba muitas Dicas,

nossos Informativos e Descontos Especiais.

Obrigado por se Cadastrar!

Agora fique de olho no seu e-mail que em breve as novidades chegarão!

%d blogueiros gostam disto: